top of page

Conheça 7 maneiras de reduzir os custos de uma frota


Economizar é um grande desafio para qualquer negócio. Com os altos e baixos da economia do país, às vezes é preciso andar em uma corda bamba, com muito cuidado, principalmente na hora de decidir em que aspectos se deve diminuir esses custos.

Quando os gastos mais altos estão relacionados à frota de carros, é importante ter conhecimento e informação sobre o tema para encontrar soluções adequadas. Com uma gestão competente, é possível evitar alguns prejuízos, como o desgaste dos veículos por conta do mau uso dos colaboradores. Mas, para isso, é necessário conhecer quais são os principais custos da sua frota.


Podemos citar alguns gastos fixos, que são aqueles que não tem como evitar:

  • Combustível;

  • Revisão;

  • Troca de óleo;

  • Troca de pneus;

  • IPVA;

  • DPVAT;

Já nos gastos variáveis com a frota, aí é que está a dor de cabeça para muitos negócios. Geralmente, os gestores não conseguem controlar esses gastos, pois são imprevisíveis:

  • Acidentes;

  • Depreciação do veículo por mau uso;

  • Acessórios;

  • Multas;

  • Desperdício de combustível por conta de rotas mal elaboradas.

O que talvez você não saiba é que é possível reduzir os custos da frota de carros. E mesmo com toda dificuldade aparente, esse tipo de transporte para as empresas é, sim, um benefício. Você só precisa conhecer melhor para entender.


Benefícios do transporte com frotas para as empresas

Algumas empresas precisam transportar produtos pequenos, deslocar equipe de atendimento e realizar uma série de tarefas essenciais para a companhia. A partir da demanda, a administração define quais modelos são mais adequados para a necessidade da sua empresa: sedans, hatchs, compactos, SUVs e utilitários.

Negócios como o de telefonia e internet, indústria farmacêutica, empresas particulares de atendimento médico emergencial, entre outras de pequeno, médio e grande porte, são exemplos de setores que dependem de veículos para prestarem serviço com comodidade e eficiência para os clientes. Com a frota, a empresa garante otimização de tempo e mais cuidado com o colaborador. Além de não depender dos automóveis dos funcionários, evitando questões jurídicas e assegurando mais profissionalismo para os negócios.


7 maneiras de reduzir custos da frota


1. Motoristas qualificados

Esse fator é importante e não deve ser negligenciado. A forma como o condutor opera o veículo ajuda na hora de reduzir o consumo de combustível, minimizar a depreciação do carro, diminuir riscos de acidente e tornar a viagem mais segura e rápida.

Para isso, o treinamento do motorista consiste em técnicas de condução responsável como: evitar que acelere demais, que pise de forma brusca nos freios, que dirija melhor o veículo e realize o planejamento da viagem para reduzir a distância percorrida.


2. Planejamento de rotas

A rota realizada também adiciona custo à empresa. Quanto maior o trajeto, maiores os gastos com combustível, tempo de viagem e desgastes dos pneus. Quando o planejamento da rota é feito de forma eficiente, há economia em todos os aspectos.

Otimizar a rota é uma tarefa que demanda empenho. São vários trajetos que podem ser percorridos e nem todos poderão ser acessados pelo motorista. Para resolver essa questão, é indicado o uso de softwares e aplicativos de roteirização que ajudam a traçar as rotas.


3. Realizar manutenções preventivas

Com as manutenções preventivas é possível evitar grandes prejuízos. Elas não devem ser esquecidas ou evitadas por economia. Como exemplo: não realizar a troca de óleo e dos filtros do veículo no momento certo aumenta o risco de degradação e pode trazer mais custos que poderiam ter sido evitados, caso houvesse a manutenção.


4. Crie uma rotina de acompanhamento dos gastos dos veículos

O controle de abastecimento, despesas com manutenção, pneus e viagens é importante para estabelecer rotina e uma média de gastos.

A partir dessa administração dos gastos de cada veículo da frota, um relatório deverá ser realizado para que um orçamento básico seja criado e as metas de valores sejam estabelecidas para a empresa.


5. Parceria com postos de combustíveis

O combustível é um dos maiores gastos no orçamento da gestão de frotas. Mas há algumas maneiras de minimizar seu custo e uma das estratégias é a parceria com postos de gasolina para obter descontos.

Primeiro, faça uma pesquisa de mercado, identifique postos que ofereçam convênios de fidelização aos seus clientes. Converse com os responsáveis pela empresa e faça um acordo vantajoso para ambos.


6. Defina o momento de renovar a frota realizando análises

Ao adquirir novos veículos para a empresa, você também adquire mais tecnologia, menos poluentes e carros mais adequados ao terreno e tipo de serviço a ser realizado, consumindo, assim, menos combustível. Com uma nova frota, a empresa terá menos gastos com manutenção e terão maior lucratividade.


7. Terceirizar a frota para reduzir os custos Com a terceirização da frota, a empresa garante uma economia de até 27%. Isso é possível através das vantagens que a locadora oferece, como:

  • Assessoria sob medida para empresa com profissionais capacitados;

  • Despesas de licenciamento, documentação, IPVA, DPVAT e instalação de acessórios;

  • Revisões preventiva e corretiva;

  • Troca de pneus, alinhamento e balanceamento;

  • Cobertura nacional para serviços de manutenção, cobertura de sinistros, segunda via de documentos, controle de Autos de Infração, acompanhamento em locais ermos, etc;

  • Benefício do desconto de 25% no imposto de renda e 9% de crédito de PIS/COFINS sobre o valor da locação aplicada no total da despesa que a empresa recolhe mensalmente;

  • Tempo livre para trabalhar na estratégia dos seus negócios, sem se preocupar com imprevistos operacionais e/ou financeiros da sua frota.

O que achou do post? Entendeu como funcionam as estratégias para reduzir os custos da frota? A terceirização é importante para a economia, otimização de tempo e gerenciamento dos veículos. Aproveite e entre em contato com a Revloc Frotas para fazer uma cotação.


Comments


bottom of page